Roraima esteve presenta na 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC), realizada pelo Ministério da Cultura (Minc) e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e correalizada pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI). Além disso, conta com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).
Participaram da Conferência, 1.338 delegados, 1.087 convidados, 1491 observadores, 738 pessoas no apoio e organização; além de 151 profissionais da imprensa.
Entre as ações realizadas está a aprovação das 30 propostas consideradas prioritárias, dos seis eixos temáticos da conferência. O evento começou com 140 propostas acolhidas nos municípios, estados e Distrito Federa, das quais foram escolhidas 84 prioridades, que se transformaram nas 30 que irão compor o Plano Nacional de Cultura.
A delegação Roraimense envolveu-se de forma atuante nos debates, encontros e plenárias. No Senado Federal, contribuiu para as articulações que geraram a aprovação de leis e que instituiu o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura. Além disso, tiveram outras atividades e reuniões conjuntas de secretários e dirigentes de cultura.