O TempodePreservar de hoje é um #tbt que conta a história da Ponte dos Macuxis, localizada no KM-2 da BR-401, localizada no Sudeste do município de Boa Vista com 1.200 metros de extensão. Esse nome é uma referência à etnia Macuxi, considerada a de maior números de pessoas em Roraima, é uma homenagem a todos os povos indígenas que habitam Roraima, desde quando esta terra era apenas o vale do rio Branco.
Sua construção iniciou-se durante o Regime Militar, no ano de 1972 no então Território Federal de Roraima pelo 6° Batalhão de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, ela se tornaria o elo de ligação entre Boa Vista e às regiões do Cantá, Normandia, Bonfim e Lethem (na Guiana inglesa).
Sendo inaugurada em 29 de agosto de 1975, pelo então Presidente da República, General Ernesto Geisel, acompanhado pelo o Governador do Território Federal de Roraima, o coronel Fernando Ramos Pereira, e outras autoridades que acompanhavam sua comitiva, até então a maior ponte em sistema de aço já construída na América do Sul
Nos dias atuais, a margem direita da ponte, está amplamente urbanizada pela cidade de Boa Vista. A margem oposta abriga olarias, monoculturas de arroz, soja e uma mancha urbana correspondente aos loteamentos Cidade Santa Cecília e Sumaúma, no município do Cantá.