Terça, 23 Março 2021 15:41

Ednel Pereira se inspira na natureza do lavrado para criar sua arte

A flora, os buritizais e a natureza do lavrado são fonte de inspiração para o artista Ednel Pereira, contemplado pelo prêmio Anísio Fernandes de Artes Visuais do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc.

Segundo ele, Roraima é um estado com muitas misturas culturais o que proporciona vários desafios para o artista. "Sempre foi um desafio, todo dia eu tô pintando, quando eu tô pintando um quadro já me surge a ideia para realizar outro. Eu fiquei muito honrado de ser premiado em dois lotes, e isso foi muito gratificante, por que os artistas estão passando por dificuldade durante a pandemia, chegou na hora certa, fico triste por que muitos artistas antigos e novatos foram contemplados. Os artistas querem produzir, mas financeiramente é muito díficil" relatou.

De acordo com o secretário de Cultura Sherisson Oliveira, o momento é de receber as obras contempladas pelos editais da Lei Aldir Blanc. "Nós da secretaria buscamos subsídios para atender a demanda da melhor forma dentro do que foi repassado da Lei Aldir Blanc. Com a entrega de produtos culturais de grandes artistas locais como esta do artista plástico Edinel, é enriquecedor para a população, que em breve terá um excelente material de qualidade para contemplar o belo trabalho da arte Roraimense" explicou.

Conheça o artista:

Nascido no município de Mucajaí, Edinel teve uma infância pobre, filho de agricultores, a arte teve início em sua vida como brincadeira de criança. Nessa época seus brinquedos eram todos feitos com materiais que encontrava pelo chão. Entre seu acervo artístico, materiais como discos de vinil, areia, telhas, tijolos e papelão se transformam em peças que contam um pouco sobre a história e a beleza da miscigenação roraimense.

Segundo Edinel, ele demorou a se intitular como artista, primeiramente por não ter começado suas obras em telas. “Eu não tinha contato com telas, desenhava com carvão e pedras, entalhava madeira e criava com areia” explica.

Além de artes plásticas, ele produz enfeites florais para casamentos, festas de aniversário, eventos empresariais, entre outros. O artista faz, ainda, esculturas de frutas e ministra cursos e oficinas em comunidades carentes e escolas na capital. “Além de fazer arte, é preciso ensinar arte, gosto de passar a diante o que aprendi e incentivar novos artistas locais” ressalta.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: RAISA CARVALHO