Sexta, 15 Janeiro 2021 10:13

Governo entrega certificados para artistas contemplados com Lei Aldir Blanc

O Governo do Estado realizou a solenidade de entrega de certificados dos artistas contemplados pela Lei Aldir Blanc (14.017/2020) nessa quinta-feira (14), no Palácio da Cultura Nenê Macaggi.

O evento contou com apresentações culturais, roda de capoeira e degustação de aperitivos da culinária roraimense.

Durante a solenidade, o governador Antonio Denarium reforçou os resultados de Roraima que foram elogiados pelo Ministério da Cultura.

“Todos os estados tiveram grandes dificuldades por conta da pandemia, e o covid afetou principalmente a cultura e o turismo além de setores empresariais. A Secretaria de Cultura teve que batalhar muito para que esse momento pudesse chegar, inclusive recebendo muitas críticas, mas os resultados foram acima do esperado por todos e hoje estamos muito felizes em poder ajudar os artistas com esse auxílio emergencial”, relatou.

O Secretário de Estado, Markjohnson Castro também comentou como se deu o processo da lei Aldir Blanc.

“Desde o início, a Secretaria veio acompanhando a construção da Lei Aldir Blanc, a Secult acompanha o fórum Nacional de gestores culturais, com discussões desde março quando foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. Tivemos uma participação ativa da sociedade civil, conselhos culturais e de agentes culturais lutando para que essa lei fosse promulgada. A construção coletiva permitiu que a lei pudesse socorrer o setor cultural nesse momento de pandemia” explicou.

Um dos contemplados pelo edital, o músico e produtor cultural Miguel Simões, da banda Nativa agradeceu o esforço do Governo em executar a lei com agilidade para que os artistas pudessem iniciar o ano já com o recurso em mãos.

“Sou músico há muitos anos em Roraima, e aproveito por agradecer por ter sido contemplado no edital roraimense, um marco na cultura. A lei beneficiou vários artistas durante esse período de pandemia, como músico são 30 anos de carreira, com vários trabalhos registrados com a música Nativa, são muitos projetos em Roraima” relatou.

INVESTIMENTO

A Lei Aldir Blanc (14.017/2020) é uma lei emergencial, sancionada pelo Presidente Bolsonaro em junho de 2020, que visa socorrer os setores da cultura e da economia criativa, severamente atingidos pela pandemia de COVID-19. Foram descentralizados 3 bilhões de reais para que os Estados e municípios implementassem 3 (três) ações emergenciais, sendo que Roraima recebeu R$ 10.747.615,59, referente a sua parcela, mais R$ 584.565,37, relativos a reversão de recursos não aplicados pelos municípios, totalizando o montante final de 11.335.746,83.